Associação Comercial de Santos recebe comissão julgadora da etapa de provas do 16º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo

Resultado dos 10 finalistas será divulgado nesta terça-feira (31)

Fonte: Assessoria de imprensa ACS 

A Associação Comercial de Santos (ACS) recebe, nesta segunda-feira (30), a comissão julgadora da etapa de provas do 16º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo. O resultado com os 10 finalistas será divulgado nesta terça-feira (31). Posteriormente, esses cafés serão leiloados.

Estiveram presentes na abertura das provas de café o presidente da Câmara Setorial de Café do Estado de São Paulo, Eduardo Carvalhaes, o degustador e professor do curso de café da ACS, Nilton Ribeiro, e o coordenador do concurso, Nathan Herszkowicz, que ressaltou a importância para os produtores em conquistar um lugar na lista de finalistas.

“Os concursos de qualidade, principalmente o do Estado de São Paulo, ajudaram a formar o conceito de qualidade entre os produtores. Além do aspecto mercadológico, uma vez que os finalistas se destacam no mundo da cafeicultura e nas regiões produtoras, estar entre os finalistas valoriza esse produtor que consegue um valor agregado maior para o café dele, não só para os lotes que vão para o concurso, mas também para o resto da colheita, que passa a valer mais. Também é o marketing mais barato que existe tanto para o produtor, para ele fazer propaganda da sua capacidade de produzir cafés de boa qualidade, quanto para a cooperativa, que representou ele no concurso, e ainda para a indústria de café, que compra e oferece o lote no mercado como café premiado”.

Vale lembrar que apenas vencedores dos concursos regionais podem participar do concurso estadual.

Novidade

De acordo com o presidente da Câmara Setorial de Café do Estado de São Paulo, Eduardo Carvalhaes, a grande novidade deste ano foi a introdução do nanolote, um pequeno lote de 10 quilos.

“Inserimos há quatro anos a categoria microlote, que deu certo, todos foram comprados ao final dos concursos nos anos anteriores. E acreditamos que o nanolote também será comprado pelas cafeterias, que procuram cafés diferenciados”.

Nesta nova categoria, nanolote, há cinco amostras inscritas. Já na categoria Natural, há 36 amostras; na Cereja & Despolpados, 20 amostras; e na microlote, 10.

Fazem parte da comissão julgadora deste ano: o degustador Nilton Ribeiro, que representa a ACS; Aloisio Aparecido Lusvaldi Barca - ABIC; Clovis Venancio de Jesus - CPC/MUSEU DO CAFÉ; Camila Arcanjo - SINDICAFE/GAC; Gina Maria Cardoso – ITAL; Renan Marques - B3 S/A; e Cristina Saraiva Deolindo – CECAFÉ.

Com a divulgação dos 10 finalistas, o concurso passa para a fase de leilão desses lotes. De 3 a 9 de novembro podem ser enviados os lances para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Dessa maneira, os produtores têm a chance de vender esses cafés por valores acima dos de mercado.

O último evento do calendário deste ano será em 14 de dezembro, com o lançamento da 15.ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, na capital, da qual participam marcas elaboradas com os grãos que foram adquiridos no leilão pelas indústrias.

Sobre o concurso

O Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo é um evento tradicional e um dos mais antigos certames nacionais, que promovem a qualidade dos grãos produzidos no Estado.

É uma iniciativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Câmara Setorial de Café, o Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo - Sindicafé SP, o Museu do Café, a Associação Comercial de Santos, a ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café e o Instituto Biológico.

O concurso tem sido apontado como importante ferramenta para melhoria da qualidade dos grãos de café, estimulando as boas práticas que conduzem à qualidade e premiando produtores, indústrias de torrefação, cafeterias e empresas exportadoras, o que leva à melhoria do valor agregado do produto e eleva o conceito de qualidade do Café de São Paulo.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas clicando AQUI.

 

 

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite