XXII Seminário Internacional de Café de Santos bate recorde de inscritos

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

A 22ª edição do Seminário Internacional de Café de Santos bateu recorde de inscritos: mais de 420 participantes. A abertura, ocorrida nesta quarta-feira (9), contou com a presença de autoridades e da diretoria da Associação Comercial de Santos (ACS), realizadora do evento.

O presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, abriu o seminário e ressaltou em seu discurso que a previsão é de safra recorde este ano, conforme o tema escolhido para esta 22ª edição, que é “Quebrando recordes”.

“Parece um tema ambicioso, mas a história e a tradição comprovam que o Brasil, por meio dos produtores, comerciantes, corretores, trabalhadores rurais, torrefadores e exportadores têm correspondido. A previsão é de safra recorde, para atender a crescente demanda do mercado externo e o nosso consumo interno”.

O coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Moacir Leite Soares, ratificou a fala de Santini e lembrou que o Porto de Santos é o maior exportador brasileiro do grão.

“A safra do Brasil, que começa oficialmente dia 1 de julho, colhe o dobro do segundo colocado, que é o Vietnã, e cinco vezes a safra da Colômbia. É um líder incontestável. O Porto atinge 85% da exportação brasileira de café e a praça de Santos é ideal para debater sobre café. O mundo espera notícias do Brasil e aqui temos vocação para discutir café”.

Homenageado

O homenageado deste ano foi Jair Coser, da Unicafé, que em 2017 conquistou pela 10ª vez a premiação Líder dos Líderes, eleito nacionalmente por ser o maior exportador de café do Espírito Santo, do Brasil e do mundo. Ele contou ao público um pouco da história de sua vida profissional.

“Foi um começo muito difícil, sem dinheiro, sem comunicação. Mas, hoje acho que sou o maior e mais velho exportador de café”.

Palestras

Nesse primeiro dia de seminário, foram apresentadas as seguintes palestras: “Estrutura Brasileira Para Atender o Mercado”, de Lúcio de Araújo Dias – Superintendente, Cooxupé; “Participações de Fundos no Café - Quebrando Recordes”, de Trishul Mandana - Diretor Executivo, Volcafe / ED&F MAN; “Visão Geral do Mercado de Café - A Importância do Brasil, de  Vivek Verma - Diretor Geral, Olam International Ltd; e a palestra sobre economia, com Zeina Latif - Economista Chefe, XP Investimentos.

 

Confira, abaixo, as palestras programadas para esta quinta-feira (10):

08h30

Palestra: Brasil Agronegócio

Palestrante: Roberto Rodrigues - Coordenador Agronegócio, Fundação Getúlio Vargas

Moderador: Marcio Calves - Diretor Executivo, Associação Comercial de Santos

09h45

Palestra: Atribuição, Ocupação e Uso de Terras no Brasil e Territórios do Café

Palestrante: Evaristo Eduardo de Miranda - Chefe Geral, Embrapa Territorial

Moderador: Marcio Calves - Diretor Executivo, Associação Comercial de Santos

10h30

Coffee-Break

10h45

Palestra: Brasil Quebrando Recordes. O que Vem Pela Frente?

Palestrante: David Neumann – Sócio Administrador, Neumann Gruppe GmbH

Moderador: Marcos Matos - Diretor Geral, Cecafé

11h30

Palestra: Evolução dos Fluxos do Comércio de Café

Palestrante: José Sette - Diretor Executivo, OIC

Moderador: Guilherme Braga - Presidente, Centro de Comércio do Café do Rio de Janeiro

 

Tarde livre para reuniões e networking

20h00 Jantar de Confraternização

Local: On Stage - Arena Jequiti


Mais informações no site  www.seminariocafesantos.com.br.

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite