Programa Concertos Petrobras-Tribuna lota auditório da Associação Comercial de Santos

Praticamente todos os 150 lugares disponíveis foram ocupados durante a primeira sessão do evento, realizado neste domingo (5)

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

Com o auditório lotado na primeira sessão (praticamente com os 150 lugares ocupados), foi realizado neste domingo (5), na Associação Comercial de Santos (ACS), o programa Concertos Petrobras- Tribuna. Nesta edição, o clarinetista Paulo Sérgio Santos, a violinista Cristiane Cabral e o trio formado pelo violinista Pablo de León, o violista Horácio Schaefer e o violoncelista Roberto Ring se apresentaram em duas sessões: às 17 e às 19 horas.

O presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, assistiu a apresentação. “Este é um importante programa que leva cultura, de forma gratuita, a diversas cidades da Baixada Santista. E não há lugar melhor para receber um concerto do que a nossa ACS, que é um prédio histórico e está modernizado, com um auditório que possui equipamentos de áudio, vídeo e iluminação de última geração. Gostei muito do repertório escolhido e acredito que o público também”.

Os músicos apresentaram a única obra de Mozart para a formação violino, viola e violoncelo, o Divertimento em mi bemol maior, K 563, tido como um dos pontos altos do repertório para trio de cordas.

O grupo também apresentou o Quinteto para clarinete e cordas, em si menor, Op. 115, de Brahms, uma das mais belas obras escritas para clarinete.

O violoncelista Roberto Ring explicou que a escolha do repertório depende de dois critérios. “O primeiro é o critério artístico, o músico tem suas paixões e precisa gostar do que vai tocar. O segundo critério para nossa escolha leva em conta o público. Não podemos colocar obras muitos complicadas, para não ficar árduo. Por isso, escolhemos um repertório de fácil acesso, mas um repertório muito sério, a obra principal de Brahms, muito romântica, que traz euforia, depressão, saudade e todas as variantes do que é estar apaixonado”.

Ring ressaltou a importância de trazer para um prédio histórico como o da ACS um concerto musical.

“A Associação Comercial de Santos fez um grande esforço para a comunidade, em restaurar o prédio, que é um patrimônio de todos. Puxar um concerto para cá foi uma diretriz que tem como objetivo abrir a ACS para qualquer cidadão conhecer esse lugar maravilhoso, com uma boa música”.

A empresária Ana Necchi, que veio de Ribeirão Preto, disse que se surpreendeu com a apresentação. “Gostamos muito, ficamos satisfeitos. Viemos passear em Santos e assim que soubemos do evento, fizemos inscrição. O prédio da Associação nos surpreendeu também, porque a frente parece um teatro. E as acomodações são ótimas, tudo muito aconchegante”.

A psicóloga Roseine Fortes Patela já conhecia o grupo e encontrou o que esperava. “Foi muito lindo, a música é um bálsamo e foi o que encontrei aqui. Já conheço o prédio da ACS, é muito bonito e é bom poder contar com esse espaço para trazer música para o santista”.

Sobre os músicos

Os convidados para os concertos são a violinista Cristiane Cabral e o clarinetista Paulo Sérgio Santos, músico de grande prestígio internacional, que além de seu trabalho como músico de câmara e ao lado de Orquestras, tem atuado ao lado de grandes nomes da música popular brasileira, como Guinga, Chico Buarque e Edu Lobo. Paulo Sérgio Santos integrou a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro como primeiro clarinetista solista durante 18 anos. Seu primeiro cd solo obteve o Prêmio Sharp (categoria Revelação) e foi laureado com o Prêmio Carlos Gomes duas vezes: Melhor Conjunto Instrumental (Quinteto Villa-Lobos, onde toca desde 1975) e Melhor Solista. Em 2002 ganhou os dois mais importantes prêmios de música instrumental do Rio de Janeiro: o Prêmio CARAS e o Prêmio RIVAL.

Ao lado dos convidados estará um grupo de músicos de excelência no cenário brasileiro e internacional, que reúne o violinista Pablo de León; o violista Horácio Schaefer; e o violoncelista Roberto Ring. Entre os mais destacados do país, desenvolvem intensa atividade apresentando-se com solistas mundialmente renomados como os clarinetistas Antony Pay (Inglaterra), Michel Lethiec e Romain Guyot (França); os violinistas Ilya Gringolts (Rússia), Régis Pasquier (França), Hagai Shaham e Roy Shiloah (Israel), Isabelle van Keulen (Holanda), Cármelo de los Santos e Cláudio Cruz (Brasil), e os pianistas Roglit Ishay (Israel), Emmanuel Strosser (França) e Cristian Budu (Brasil).

 

 

 

 

 

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite