Prefeitura de Santos apresenta projetos da Nova Entrada de Santos e Ponta da Praia na Associação Comercial de Santos (ACS)

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, apresentou na manhã desta quarta-feira (27) dois importantes projetos para Santos:  as obras da Nova Ponta da Praia e da Entrada de Santos.  A apresentação ocorreu no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS).

Estiveram presentes no encontro  autoridades políticas, entre vereadores e deputados, representantes de diferentes setores da classe empresarial e representantes de sindicatos, num total de aproximadamente 140 pessoas..

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa abriu falando sobre a Nova Entrada de Santos. “Desde 2013, fui ao Governo Estadual e Federal buscar essa parceria para que finalmente pudéssemos tirar esse projeto do papel”.

Paulo Alexandre explicou que foi necessário buscar financiamentos e licenças ambientais para que o projeto fosse executado. A prefeitura assumiu o papel de utilizar o mesmo número de recursos do Estado e da União para que essa conta fosse dividida por três. “Ficou escalonado da seguinte forma:  obras do território urbano de Santos são de responsabilidade da Prefeitura, as obras na rodovia, do Governo do Estado,  e as do acesso ao Porto de Santos, do Governo Federal”. 

Durante a sua exposição, Paulo Alexandre enfatizou que as obras na entrada da Cidade, orçadas em R$ 290 milhões, devem ser finalizadas em dezembro de 2020. O prefeito fez um balanço e mostrou que 30% das obras, que são responsabilidade da Prefeitura, já foram feitas. Em relação à concessionária Ecovias, de 30 a 35% das obras já foram executadas e está faltando a parte que cabe ao Governo Federal, que são os acessos ao Porto de Santos”.



No que diz respeito as enchentes, o prefeito lembrou que não é uma simples troca de tubulação que irá resolver o antigo problema da população.  “Para acabar com os alagamentos será construída uma grande galeria de drenagem, que escoará a água de chuva, direcionando-a para piscinões. Haverá também melhoria com grandes caixas de captação e interligação”.

Nova Ponta da Praia

Com relação às obras na Ponta da Praia, Paulo Alexandre disse que não serão utilizados recursos dos cofres municipais. “O valor da obra, estimado em R$ 130 milhões, provém da iniciativa privada, e sem custos para a prefeitura, graças a mudanças na Lei de Uso e Ocupação do Solo ocorridas no ano passado”.

O prefeito explicou que o município tem a possibilidade de receber investimentos em obras em troca de autorização para alteração do uso de terrenos em áreas com restrições de atividades.

O bairro ganhará um centro de convenções, um novo Mercado de Peixes climatizado, moderno e com estacionamento. O Deck do Pescador e a Ponte Edgard Perdigão serão reformados. Além disso, o sistema viário em torno das balsas será remodelado, melhorando a fluidez naquela região.

Quem participou do seminário pode enviar perguntas e sugestões ao prefeito, que serão analisadas e respondidas a medida do possível.

> Confira a apresentação em PDF

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite