10ª Semana do Jovem Empreendedor da ACS continua nesta sexta-feira

Abertura ocorreu na noite de quinta-feira com a palestra do presidente da Ottis, Júlio Belinassi

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

Iniciada oficialmente na noite de quinta-feira (14), a 10ª edição da Semana do Jovem Empreendedor, organizada pelo  Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de Santos (ACS), lotou o auditório da Universidade Santa Cecília - Unisanta.

Em seu discurso de abertura, o presidente da Associação Comercial de Santos,  Roberto Clemente Santini,  falou sobre a importância da iniciativa anual do núcleo jovem.  "Essa é a 10ª edição e desde o ano passado há um dinamismo diferenciado, cumprindo principalmente a missão preliminar de reunir os jovens e formar novas lideranças".

Santini destacou também que o meio universitário é o local ideal para fomentar o debate de ideias e adquirir experiências que, com certeza, contribuirão para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens e deu ênfase ao conteúdo diversificado da 10ª Semana do Jovem Empreendedor, assim como o nível dos debatedores.

Em seguida, o coordenador do ACS Jovem, Marcelo Teixeira Filho abriu a 10º Semana do Jovem Empreendedor e disse em sua fala que a iniciativa do evento tem por finalidade o fomento e o incentivo ao empreendedorismo.

"Finalidade que, há 11 anos, levou um grupo de jovens e empresários a criar o Núcleo Jovem da Associação Comercial de Santos, entre eles  o meu grande amigo Elias Haddad,  o qual hoje orgulhosamente sou coordenador. Junto com meu grupo de colegas atuantes, realizamos diversos eventos, cursos, palestras, workshops para abrir novas perspectivas econômicas na Baixada Santista”.

Marcelo Teixeira Filho lembrou que, por meio do empreendedorismo, é possível gerar novos empregos, aquecer a economia da cidade e criar novas mudanças no Brasil e no mundo.

Após a abertura solene, a ACS Jovem prestou homenagem ao presidente Roberto Clemente Santini em comemoração aos 10 anos do núcleo. Santini recebeu uma placa de prata das mãos do coordenador Marcelo Teixeira Filho.

Apresentação

A palestra da noite desta quinta-feira ficou a cargo do presidente da fabricante de elevadores Ottis, Júlio Belinassi. Ele falou sobre tecnologia, inovação e transformação.

Belinassi enfatizou a mudança em dez anos das melhores empresas no mundo. Ele mostrou um estudo que apontou que, em 2008, a maioria das empresas se resumia em  petroleiras ou grandes conglomerados industriais. “É  importante ressaltar que muitas delas eram centenárias”. Em 2018, onde pode-se considerar a maior revolução tecnológica, de dez empresas, sete são de tecnologia digital.  Empresas como Apple, Google, Microsoft e Facebook.

"Qualquer negócio que você abrir será necessário o uso da tecnologia. Até uma simples padaria ou cafeteria. É preciso se reinventar e acompanhar as mudanças para não ser engolido pelo mercado".

O proprietário da Ottis contou que visitou uma empresa em Belo Horizonte e soube de um estande virtual para a venda de apartamentos populares.

"Quando a pessoa chegava para conhecer o imóvel eram feitas perguntas simples e básicas, tais  como:  se gostava de pets e de pizza. Após isso,  o visitante colocava um óculos de realidade virtual e via o apartamento exatamente com coisas de seu agrado.  Via um gato ou um cachorro brincando na sala, uma pizza quentinha". Conclusão: foi constatado que as vendas feitas por meio dos óculos virtuais foram até 30% maior do que as de estandes convencionais, onde mostram apartamentos apenas decorados.

Com relação à Ottis, empresa de elevadores, apesar de ser a maior no mercado e bem conceituada, Belinassi mostrou a preocupação com a inovação. "Já estamos com vários projetos para trazer benefícios e que una a tecnologia à experiência”.

Dois exemplos foram explicados por Belinassi. O primeiro é que por meio do celular, utilizando um aplicativo para Android ou iPhone, quando a pessoa estiver se aproximando de casa, o elevador já pode ser acionado. “Isso otimiza o tempo para a pessoa chegar em casa”.

O segundo exemplo citado foi sobre a manutenção preventiva. Também, por meio do celular,  pode ser dado um diagnóstico de problemas futuros no elevador. "O aparelho é colocado no chão do elevador e são feitas 10 viagens do térreo ao último andar.

Através do aplicativo são medidos os ruídos que podem mostrar que determinada porta não vai funcionar e com isso é feita a intervenção no equipamento, evitando problemas futuros”.

Além da tecnologia, outro destaque apontado por Belinazzi para fazer carreira é saber o idioma inglês. "Quem quer abrir seu leque e ter reconhecimento, precisa falar o inglês. A língua portuguesa só é falada em 4% do mundo, ou seja, muito pouco para quem quer evoluir".

E, para finalizar, o empresário destacou a importância de sonhar e utilizou a frase do economista João Paulo Leman: "Sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Então, sonhe grande".

A programação da Semana do Jovem Empreendedor continua nesta sexta-feira (15) e segue até quinta-feira (21). O evento começa sempre às 19 horas.  A participação, que tem o patrocínio da Unimed Santos, Sicredi e G Pierotti, é gratuita e aberta a qualquer a qualquer interessado.

Confira a programação:

Dia 15/03  (sexta-feira) – Senac Santos - Avenida Conselheiro Nébias, 309

Tema: Gastronomia

Horário: 19h

Mediador: Tatiane Martins

Convidados:

Dario Costa - Restaurante Madê & Participante Mastercheff

Marcio Okumura -  Restaurante Okumura e Sitio17

 

Dia 18/03 (segunda-feira) – UNIP  -  Avenida Francisco Manoel, s/n

Tema: Capitalismo Consciente

Horário: 19h

Mediador: Prof. Edson

Convidado: Thomas Eckschmidt - CEO e Co-Fundador Resolvjá

 

Dia 19/03  (terça-feira) – Unimes - Avenida Conselheiro Nébias, 536

Tema: Clínicas Médicas

Horário: 19h

Mediador: Alexandre Catena Volpe

Convidados:

Beto Montoro - CEO e Co-fundador Dr. Benefício

Dr. Colombo Barbosa - Diretor Visão Laser

 

Dia 20/03 (quarta-feira) – UniSantos - Avenida Conselheiro Nébias, 589/595

Tema: Fintech

Horário: 19h

Mediadores: Prof. Elias Haddad - coordenador do curso de Administração da UniSantos

Convidados:

Nathan Yoles - Head Sales Weel

Rogério Melfi - Co-organizador de Meetups  Fintechsp

Prof. João Alfredo Gonçalves - Professor Universitário e consultor nas áreas de Tecnologia da Informação, Gestão de Negócios e Sistema da Informação


Dia 21/03  (quinta-feira) – Strong Esags – Av. Conselheiro Nébias, 159

Tema: Tecnologia de APP´s

Horário: 19h

Mediador: Leandro Taveira

Convidados:

Eduardo Bittencourt - Spacemoon

Marco Riveros - CEO Resolv Risk

Matheus Catossi - Softaware Developer IBM

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite