Associação Comercial de Santos recebe comissão julgadora da etapa de provas do 18º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo

 

A Associação Comercial de Santos (ACS) realizou, nesta segunda-feira (28), a etapa de provas do 18º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo.  Nove árbitros participaram das análises para eleger o melhor produtor do grão no Estado paulista.


De acordo com o presidente da Câmara Setorial de Café, Eduardo Carvalhaes, a competição, além de ser uma ferramenta para melhoria da qualidade do café,  mostra que os consumidores do Estado tem um produto de muito boa qualidade.

“Só chegam ao estadual os melhores cafés eleitos nos concursos regionais. Temos também uma outra característica: os nossos provadores são indicados pelas diversas entidades que representam o café no Brasil e isso mostra a nossa credibilidade”.



Ainda segundo Carvalhaes, este ano também está inclusa  a categoria nano lote.  “O objetivo de incluir essa categoria é estimular o pequeno produtor para que as pequenas cafeterias possam exibir os melhores cafés do Estado de São Paulo”.

Para o coordenador de qualidade Nathan Herszkowicz, o concurso tem um significado muito importante para a melhoria de qualidade e dos padrões de processo que os produtores desenvolvem  há alguns anos.


“De fato, esse concurso é um dos mais antigos e com certeza transformou a cafeicultura de São Paulo em um setor mais produtivo, mais agressivo e mais consciente da busca de qualidade”.

Herszkowicz  ressaltou que o concurso estadual, feito com o apoio da Associação Comercial de Santos (ACS), do Sindicato do Café e da Abic, ajudou a conquistar a posição de região produtora de café finos de alta qualidade.


Comissão

Fazem parte da comissão julgadora deste ano: o degustador Nilton Ribeiro, que representa a ACS; Aloisio Aparecido Lusvaldi Barca – Museu do Café; Clovis Venâncio de Jesus – Abic;  Aline Garcia – Ital; Reinaldo Anaute Neto – Sindicafesp;  Renan Marques – B3 S/A; Cristina Saraiva Deolindo – Cecafé; Jandir Castro – CNC; e Gerson Giomo –IAC.  

Com a divulgação dos 10 finalistas, o concurso passa para a fase de leilão desses lotes. De 4 a 8 de novembro podem ser enviados os lances para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Dessa maneira, os produtores têm a chance de vender esses cafés por valores acima de mercado.

O último evento do calendário deste ano será em 19 de dezembro, com o lançamento da 17.ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, na capital, da qual participam marcas elaboradas com os grãos que foram adquiridos no leilão pelas indústrias.


Sobre o concurso

O Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo é um evento tradicional e um dos mais antigos certames nacionais, que promovem a qualidade dos grãos produzidos no Estado.

É uma iniciativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Câmara Setorial de Café, o Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo - Sindicafé SP, o Museu do Café, a Associação Comercial de Santos, a ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café e o Instituto Biológico.

O concurso tem sido apontado como importante ferramenta para melhoria da qualidade dos grãos de café, estimulando as boas práticas que conduzem à qualidade e premiando produtores, indústrias de torrefação, cafeterias e empresas exportadoras, o que leva à melhoria do valor agregado do produto e eleva o conceito de qualidade do Café de São Paulo.

 














 

                                       





Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos / SP - CEP: 11010-151
E-mail: acs@acs.org.br - Telefone: (13) 3212-8200 - Fax: (13) 3212-8201

desenvolvido por marcasite