A Associação Comercial de Santos (ACS) exerce um papel fundamental para a Câmara de Fornecedores de Navios na conexão com as autoridades intervenientes e outros stakeholders que impactam sua atividade econômica, como Alfândega, Autoridade Portuária e terminais privados, entre outros, na busca de soluções que equalizem os interesses e garantam a operação das suas associadas.
“Muitos desafios coletivos da categoria são encaminhados e resolvidos através dessas agendas que a ACS proporciona aos integrantes da Câmara. O peso institucional, a tradição e a respeitabilidade da ACS abrem muitas portas e encurtam caminhos”, segundo o coordenador da Câmara, Gustavo Pierotti.
A Câmara reúne fornecedores de serviços e suprimentos para consumo de bordo para navios, os chamados shipchandlers, termo em inglês consagrado que define a atividade. São eles que levam para os navios os insumos necessários para a tripulação fazer o seu trabalho, tais como: alimentos, equipamentos de segurança e salvatagem, suprimentos e ferramentas para a manutenção do navio, contribuindo para que as embarcações estejam preparadas para as suas viagens.
Um dos desafios do setor é a dificuldade para acessar os terminais devido às normas de segurança, restrições e controles demandados da autoridade e guarda portuárias e terminais privados também, além de questões trabalhistas e tributárias.