A 1ª Degustação de Cafés Especiais realizada pela Associação Comercial de Santos (ACS), na última sexta-feira (11), promoveu o contato dos participantes com bebidas de origens africana, asiática e sul-americana.
Além disso, eles puderam se aprofundar no protocolo/metodologia da SCA, a mesma usada por Q-Grader’s e reconhecida mundialmente para padronizar a qualidade e pontuar os cafés especiais.
“Isso ajuda os alunos quando forem participar de uma formação de Q-Grader. Eles já terão conhecimento prévio dos procedimentos de análise sensorial, que é uma das partes mais importantes na formação e que leva a um alto índice de reprovação”, destacou Pedro Pascoal, classificador e Q-Grader da ACS responsável pelo curso.
Entre os participantes, todos já são profissionais da área. Lucas Martinho, da exportadora Rauscher, explicou que no dia a dia lida mais com cafés comerciais. “É bom esse contato para aprender sobre outras qualidades de café”.
Devido à reforma do laboratório de Classificação e Degustação de Café da ACS, o curso ocorreu na Prime Assessoria e Despacho Aduaneiro, no Centro Histórico.