June 30, 2025

ACS reúne autoridades e segmento para debater soluções para o turismo regional

Nesta segunda-feira (30), a Associação Comercial de Santos (ACS), por meio da  Câmara de Comunicação, Turismo e Eventos, reuniu autoridades do Estado, da Cidade, da região e representantes do setor no 1º Encontro do Turismo Metropolitano da Baixada Santista para debater soluções para o crescimento desta indústria na região.

O vice-governador do Estado, Felício Ramuth, participou da abertura do evento destacando que o avanço do segmento está ligado aos investimentos em infraestrutura e em segurança pública. “Para a Baixada Santista, temos a terceira pista da Imigrantes, o túnel imerso Santos-Guarujá e o leilão para as balsas eletrificadas e sustentáveis nas travessias. Além da queda nos indicadores de violência, que deve ser acompanhado pela  sensação de segurança por parte das pessoas, que são fundamentais para o turismo”.

Já o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, defendeu a união das nove cidades da Baixada Santista para fortalecer a região como destino turístico. “Cada uma deve somar seus potenciais e não competir entre si”.

O secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos, Thiago Papa, colocou que um dos grandes projetos do segmento para a Cidade nos próximos anos é a transferência do Terminal de Passageiros para o Valongo. “Entendemos que o turismo é importante economicamente para toda a cadeia de negócios, hotéis, comércio entre outros serviços”.

Vertentes - O presidente da ACS, Mauro Sammarco, falou do papel da ACS e dos esforços da instituição em apoiar as iniciativas públicas e privadas visando o desenvolvimento econômico e social da região. “Neste segmento, temos o turismo de eventos, o esportivo, o náutico e os cruzeiros marítimos, além de outras vertentes, que são essenciais para o desenvolvimento desta economia”.

Com as participações de João Tomas, da Artech, Felipe Frayl, da Autoridade Portuária de Santos, e Javier Carnevale, gerente de operações do Concais, o primeiro painel abordou a temporada de cruzeiros destacando desafios e avanços. Os participantes apontaram as perspectivas de crescimento a partir de obras de acesso previstas na região: o aeroporto metropolitano de Guarujá, cuja previsão de início das operações é o segundo semestre de 2026, a terceira pista da Imigrantes, com o início das obras previsto para o final do próximo ano, e o terminal de passageiros no Valongo, que vai facilitar o acesso do cruzeirista no embarque e desembarque.

Sobre turismo metropolitano, o segundo painel contou com o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, o presidente da Frente Parlamentar de Turismo da Assembleia Legislativa de São Paulo, Paulo Corrêa Júnior, e o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos, Thiago Papa.

O secretário Roberto de Lucena anunciou uma nova atração: o primeiro museu subaquático do Brasil. “Ele será no Estado de São Paulo. Nos próximos dias vamos divulgar a cidade que vai abrigá-lo. Já foi autorizado pelo governador. São dez do gênero no mundo”.

Também foi destacada a importância do aperfeiçoamento da regulamentação de algumas atividades turísticas para prevenir acidentes, como a queda do balão em Boituva (SP) no início de junho que resultou em uma morte e 11 pessoas feridas.

O deputado estadual Paulo Corrêa Júnior destacou que “o trabalho neste encontro é dar voz às demandas locais e reforçar a importância estratégica da Baixada Santista”.

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.