A apresentação da 15ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil foi o destaque da reunião mensal da Câmara Setorial de Educação realizada nesta quinta-feira (15), de forma híbrida, na Associação Comercial de Santos (ACS).
Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, apresentou os dados do setor nas redes privada e pública aos representantes da Câmara.
Ele pontuou a evasão de 30% do Ensino Médio, a volta do crescimento do ensino presencial, a entrada tardia de jovens no Ensino Superior e a preferência pelos cursos da área de Tecnologia da Informação.
Também apontou a necessidade urgente de mão de obra qualificada para o setor do Agrossistema e a queda na procura pelos cursos de Engenharia. “Por esses dados, entendemos que as universidades devem manter o foco na permanência do aluno e no investimento de currículos que, desde o início do curso, mantenham o aluno em atividades práticas, a chamada mão na massa”.
Outro ponto no levantamento do Semesp é a falta de conexão do curso escolhido pelos universitários com a vocação econômica da região.
Segundo a coordenadora da Câmara de Educação, Profa Dra. Sílvia Teixeira Penteado, o Mapa do Ensino Superior no Brasil é uma excelente ferramenta para a reflexão e o planejamento acadêmico das instituições de ensino.
A publicação, elaborada pelo Instituto Semesp, apresenta uma visão abrangente do setor nas redes privada e pública, com dados gerais do Brasil e específicos de cada estado e suas mesorregiões, das modalidades de ensino presencial e a distância (EAD), incluindo informações sobre matrículas, ingressantes, concluintes, taxa de evasão, financiamento estudantil, mensalidades, empregabilidade e renda, entre outros indicadores.
Mais informações em https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-15/