12 de fevereiro de 2026

Câmara de Instituições de Ensino aponta novidades para 2026 na primeira reunião do ano

A Câmara de Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos (ACS) realizou a primeira reunião do ano nesta quinta-feira (12), de forma híbrida, com foco no fortalecimento da integração entre instituições de ensino, setor produtivo e inovação.

Para 2026, a Câmara de Ensino projeta uma agenda robusta, com destaque para a realização do Seminário Internacional Universidade-Empresa, que deverá contar com a participação de empresas chinesas, ampliando as conexões globais e o intercâmbio acadêmico.

Outra proposta debatida foi a criação do selo “Empresa Amiga da Universidade”, certificado pela Câmara de Ensino. A iniciativa deverá ter regulamento próprio e será conectada ao Seminário Internacional, reconhecendo organizações que investem na aproximação com o meio acadêmico, promovem estágios, pesquisa aplicada e inovação conjunta.

Um dos destaques da primeira reunião da Câmara foram as participações do diretor-presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt, e do diretor técnico do Parque, Nilson Gonçalves, que defenderam a reativação do Conselho Técnico do parque, ressaltando a importância da presença ativa das universidades no processo de desenvolvimento regional.

O coordenador da ACS Jovem, Marcos Vinicios, também participou anunciando a realização da 17ª Semana do Jovem Empreendedor, organizada pela ACS Jovem, programada para ocorrer de 13 a 17 de abril. O evento, que terá a parceria da Câmara de Instituições de Ensino, ocorrerá em cinco dias com atividades e adotará formato híbrido, ampliando o alcance e possibilitando a participação de um público maior. O tema deste ano será “Empregabilidade Jovem e as Novas Competências”, abordando as exigências do mercado de trabalho contemporâneo e os desafios enfrentados pelas novas gerações.

Entre as ações previstas da Câmara de Ensino está ainda a realização de um desafio anual entre as instituições de ensino, no formato hackathon ao longo do ano, estimulando a criatividade, o empreendedorismo e a solução de problemas reais do mercado.

Para a coordenadora da Câmara, Silvia Teixeira Penteado, o alinhamento institucional da Câmara de Ensino é um diferencial. “O grupo unido faz a diferença”.

Reunião plenária – Conduzida também pela professora Silvia, a reunião plenária do Conselho das Câmaras da Associação Comercial de Santos (ACS) foi realizada nesta terça-feira (10) para aprovar alterações no regulamento interno, com Dr. Sérgio Fernandes Marques apresentando as mudanças propostas pela Diretoria Executiva.

As principais alterações incluíram a atualização de datas em todo o regulamento devido à aprovação do novo estatuto social, a implementação de votação eletrônica para assembleias futuras, e a criação de novos critérios de elegibilidade para candidaturas de associadas, exigindo um vínculo de três anos com a entidade. Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade pelos presentes.

 

Agenda do ano terá foco no fortalecimento da integração entre instituições de ensino, setor produtivo e inovação.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.