27 de março de 2024

Capacitações promovem implementação da Agenda 2030 e ESG para empresas do Movimento ODS

Os signatários do Movimento ODS Santos 2030, iniciativa da Associação Comercial de Santos com a Prefeitura, participarão, nesta quinta-feira (28), de duas capacitações sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança) para empresas. As sessões, marcadas para 10h e 14h, terão lugar em nossa sede, na Rua XV de Novembro, 137, no Centro.

Lançada no final de janeiro, a iniciativa tem como principal propósito conectar empresas e instituições em um esforço conjunto para alcançar as metas da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. Além de receber uma abordagem especializada sobre a implementação dos ODS em Santos, os integrantes do Movimento poderão trocar experiências e explorar estratégias práticas sobre ESG, que avalia o desempenho e a responsabilidade social corporativa do empresariado.

“Para que a jornada do Movimento nos traga bons resultados, precisamos que os signatários estejam engajados e confortáveis em realizar suas ações. Por isso, nosso encontro para capacitação visa deixar todos cientes do seu papel e que todos são capazes de realizar ações ODS, e até mesmo ter estrutura ESG em qualquer tamanho de empresa e ramo de atividade”, enfatiza a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da ACS, Andréa Ribeiro.

Em menos de dois meses de atuação, o Movimento ODS Santos 2030 já possui diversas ações integradas, como, por exemplo, a participação de estudantes da Universidade São Judas no mutirão contra o Aedes aegypti, no Gonzaga, apresentação da peça teatral Dr. ONU, da SSM Arte, no Senac Santos, e a parceria entre a Ecofábrica da Zona Noroeste e ModalGR para a revitalização da Praça Antônio Teles.

O chefe do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), Fábio Tatsubô, pretende detalhar o trabalho da Administração Municipal para fomentar mais ações de impacto. “A capacitação vai trazer o entendimento de como a Prefeitura de Santos gerencia seus dados, monitora seus indicadores e pactua o cumprimento de metas transversais nos contratos PDR (Participação Direta nos Resultados). Além de, principalmente, apresentar os desafios para serem solucionados com a participação da iniciativa privada e sociedade civil organizada”.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.