Em cartaz na Associação Comercial de Santos (ACS) até o próximo dia 31, a exposição Africanitude 013, da fotógrafa Dayse Pacífico, foi prestigiada por várias lideranças ligadas aos movimentos da mulher negra na região nesta quarta-feira (dia 16). A mostra reúne fotografias que honram a ancestralidade e a potência da cultura afro-brasileira.
O encontro marcou também o início da programação do Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, comemorado oficialmente em 25 de julho, valorizando a identidade negra e promovendo o combate ao racismo.
Entre os presentes estiveram a secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos, Nina Barbosa, a vereadora Renata Bravo, a representante do CMEC Santos (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), Ana Carolina Cederboom, e a fotógrafa Dayse Pacífico, entre outras lideranças.
“É muito importante estar aqui na Associação Comercial entrando pela porta da frente e vendo a exposição de uma mulher preta com outras mulheres pretas. É só o começo do que a gente pode fazer: mostrar nossa capacidade, organização e potência”, afirmou Ana Carolina, representando o CMEC.
“Ver tantas pessoas maravilhosas admirando o meu trabalho é realmente gratificante, é a resposta de que estou no caminho certo”, destacou a fotógrafa Dayse. A mostra fotográfica pode ser visitada gratuitamente no tradicional salão de Mármore da ACS, reunindo 15 painéis fotográficos que celebram a força, a beleza e a identidade da cultura africana e afro-brasileira na Baixada Santista.
A exposição pode ser conferida de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, na sede da ACS.