Durante o 4º Meeting da Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista (APT), realizado nesta quarta-feira (10), na Associação Comercial de Santos (ACS), o sócio-diretor da Agência Porto, Ivam Jardim, apresentou o projeto do Terminal de Passageiros no Valongo.
A nova instalação deverá ter o dobro da área do terminal atual localizado no cais Outeirinhos. O objetivo é que a nova estrutura seja construída como contrapartida à concessão do Santos Tecon 10, no Saboó, que será o maior terminal de contêineres do País, cuja licitação ainda não foi lançada.
O projeto do Terminal de Cruzeiros no Valongo tem investimentos previstos da ordem de R$ 568 milhões e capacidade para operar até três navios de cruzeiro simultaneamente. Integra a proposta de modernização da estrutura para turistas no Porto de Santos e com o objetivo de revitalizar a região central.
A diretora da Rev Mkt, Sueli Martinez, também abordou na reunião a importância do novo terminal para Santos e região. O Meeting teve ainda a proposta de atualizar e capacitar os profissionais do setor um mês antes do início da temporada de cruzeiros 2025-2026 prevista para 26 de outubro.