04 de setembro de 2025

Negócios e investimentos trazem Câmara Brasil-Coreia do Sul à ACS

A aproximação entre Brasil e Coreia do Sul ganhou novo capítulo nesta quarta-feira (3), quando a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Coreia do Sul, representada pelo presidente Pablo de Lima Palhado, visitou a Associação Comercial de Santos (ACS). O encontro contou com a presença do presidente Mauro Sammarco, do diretor- executivo Adalto Corrêa e do gerente-executivo Eduardo Lopes.

Durante a reunião, Pablo destacou a importância estratégica do Porto de Santos para a importação de produtos coreanos, em especial da área de eletrônicos. Ele também ressaltou o crescimento expressivo da busca por imóveis no Brasil por investidores sul-coreanos, que já registra aumento de 500% neste ano. “Enquanto o Chile possui características distintas, o Brasil tem perfil mais favorável para demonstrar seu potencial de investimento”, afirmou Palhado.

Segundo Mauro Sammarco, as conexões internacionais são extremamente importantes na geração de novos negócios para o Porto de Santos e para a região como um todo. “Esse interesse dos estrangeiros no Brasil e na Baixada Santista comprova o quanto ainda podemos avançar e crescer com investimentos em infraestrutura, tecnologia e educação”.

Desenvolvimento - No campo educacional, Pablo destacou o papel central das universidades no modelo de desenvolvimento coreano, onde cerca de 90% das empresas financiam projetos acadêmicos. “No Brasil, a Lei de Incentivo à Inovação permite que até 2% do faturamento das indústrias seja destinado a universidades. Contudo, apenas 0,3% da indústria nacional investe em instituições de ensino, um contraste marcante com o exemplo coreano”, observou.

O diretor-executivo da ACS, Adalto Corrêa, também lembrou da participação coreana no Seminário Universidade-Empresa, realizado há dois anos pela ACS, reforçando a relevância da cooperação internacional para a inovação tecnológica e acadêmica.

Na pauta da reunião, a importância estratégica do Porto de Santos para a importação de produtos coreanos

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.