A Associação Comercial de Santos (ACS) faz parte do conselho do polo ABC e Litoral do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que se reuniu nesta terça-feira (dia 5), na sede do Sebrae Baixada Santista, no Gonzaga, em encontro de integração com a presença de representantes do Senai, Senac, Sebrae das regiões da Baixada Santista e ABC, Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos, Parque Tecnológico de Santos e CIESP/Santos.
O PEIEX é uma iniciativa da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realizada em parceria com o Sebrae, que tem como objetivo preparar micro e pequenas empresas brasileiras para o mercado internacional. Por meio de um acompanhamento técnico gratuito, o programa capacita os empreendedores para iniciarem ou ampliarem suas exportações de forma segura e planejada.
“Além de fazer parte do conselho do polo ABC e Litoral, a ACS vai apoiar no processo de comunicação em sua rede de relacionamento, indicando empresas da região com potencial de adesão ao programa”, destacou o gerente de Negócios da ACS, Ricardo Melo.
Na Baixada Santista, até o momento, nove empresas já aderiram ao programa, informou Nilton Barbosa, coordenador do PEIEX. Em uma delas o empreendedor tem a base operacional na Baixada Santista e está atuando em Portugal. Por meio do programa, ele já foi conectado ao Porto Digital em Aveiro.
A ACS já é parceira regional do Sebrae em várias ações em prol do desenvolvimento local e empresarial.