Lições de vida e de cuidados com a saúde física e mental e a autoestima estiveram na roda de conversa da 1ª edição do Entre Elas, realizado nesta segunda-feira (27) pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC Santos), em parceria com a Associação Comercial de Santos (ACS), pela programação do Outubro Rosa.
Em depoimentos reais e francos foram tratadas a importância da atividade física e da alimentação saudável, de enfrentar os medos, de valorizar a beleza interior e a exterior e a superação dos desafios, sejam eles uma doença ou outro problema.
Maria da Conceição Britto, idealizadora do projeto Ilumine-se, contou como superou o câncer de mama diagnosticado em 2021. “Nos curamos juntas quando contamos nossas histórias”. Ela também destacou a importância de fazer a mamografia regularmente, não apenas o autoconhecimento das mamas.
Sônia Roman, terapeuta e especialista em autoconhecimento e bem-estar, abordou o medo como um sentimento e uma reação inerentes do ser humano e deu dicas de como se convive com ele. “A gente precisa andar com ele mesmo. Quando você coloca ação, você paralisa o medo. A dica é enfrentar aos poucos e não deixar que ele te paralise”.
Juliana Bonder, gestora do Atz Day Hospital, apresentou o projeto voluntário Colorindo a Autoestima, que promove a dermopigmentação para as mulheres que passaram por cirurgia de reconstrução das mamas.
Sofia Sasso, empresária e proprietária da Track&Field Santos, defendeu a alimentação saudável e a prática de atividade física para cuidar da saúde, prevenir doenças e ter qualidade de vida em qualquer fase e situação.
Mediadora da roda de conversa, Flávia Lotto, médica cardiologista e paliativista do Hospital Ser Piero, também defendeu a prevenção e reforçou que quando alguém adoece, toda a família adoece junto e precisa ser cuidada.
Fernanda Veneziani, consultora da Shape - Centro de Beleza, falou de como os profissionais da beleza são importantes para a autoestima das mulheres. “Eles ajudam demais, ouvindo, acolhendo e cuidando. O amor cura tudo”.
Para Eliane Sammarco, presidente do CMEC Santos, o evento cumpriu a sua função de promover um espaço de escuta e de reconexão compartilhando informações e histórias. “Foi um despertar do cuidado para todas não só no momento de doença”.
O Entre Elas nasce como um projeto permanente do CMEC Santos, com o propósito de criar espaços de diálogo e troca entre mulheres de diferentes trajetórias. A proposta é reunir empresárias, profissionais, empreendedoras e lideranças femininas para compartilhar experiências que inspirem outras
Depois da roda de conversa houve confraternização entre as participantes com coquetel, música e sorteio de brindes.