30 de julho de 2025

2ª edição do BS debate discutiu urbanismo na ACS

A 2ª edição do BS Debate trouxe à tona temas como o mercado da construção civil na Baixada Santista e acessibilidade dos espaços urbanos. Iniciativa do Jornal da Orla, Record Litoral e Vale e Associação Comercial de Santos (ACS), o evento foi realizado nesta terça-feira (dia 29), na sede da ACS, reunindo especialistas, autoridades e representantes do setor para discutir questões estratégicas para o desenvolvimento da região.

Representando a ACS, o diretor financeiro, Rogério Conde, destacou que a sede da ACS está comemorando 100 anos e que a instituição está engajada na revitalização do Centro Histórico de Santos. Já João Batista, diretor da TV Record Litoral e Vale, explicou que a proposta do BS Debate é “trazer resultados positivos para a região”.

No primeiro painel, o tema foi Mercado da Construção Civil na Baixada Santista com a participação do vice-presidente da Assecob (Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista), Lucas Teixeira, diretora geral da Âncora Construtora, Ângela Crego, CEO da Credlar Construtora, Sérgio Leal, coordenador institucional da Sobloco Construtora, Paulo Velzi, e presidente da Crego Painceira e coordenador da Câmara Setorial de Construção Civil da ACS, José Ramon Crego.

Com a mediação do jornalista Alexandre Furtado, da Record, os participantes abordaram a queda nas vendas de imóveis em todo o Estado devido à taxa Selic em 15%, as mudanças nas leis de uso e ocupação do solo em Santos, potencial construtivo, infraestrutura até mobilidade urbana na região. Ângela destacou que há entraves burocráticos na aprovação de novos projetos imobiliários, mas defendeu que é saudável haver um equilíbrio entre os desejos do construtor e os interesses da sociedade.

Arquitetura e infraestrutura - O segundo painel trouxe o tema Arquitetura e Infraestrutura com as arquitetas Ana Paula Charcur, especialista em Arquitetura Sensorial, Shirley Vedovate, especialista em Arquitetura Humanizada, Daisy Gonçalves e Mel Godoy, membros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. A mediação foi do jornalista Leopoldo Figueiredo.

Um dos destaques foi o tema acessibilidade para pessoas com deficiências de vários tipos. “Quando incluímos, precisamos conhecer as pessoas. O que falta é conhecimento”, colocou Shirley, acrescentando que as pessoas com deficiências físicas são as mais que mais encontram dificuldades no dia a dia.

O próximo BS Debate já tem data: será no dia 18 de agosto com o tema segurança.

O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes do setor para discutir questões estratégicas para o desenvolvimento da região

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.