Para influenciar positivamente as associadas e parceiras na questão ambiental, a Associação Comercial de Santos (ACS) promoveu na última segunda-feira (30) o relançamento do seu Comitê de Sustentabilidade voltado exclusivamente para esse público.
Entre as próximas ações previstas estão a apresentação de pitchs para as associadas participantes do Comitê conhecerem as ações que cada uma desenvolve no segmento e montarem uma agenda comum para o segundo semestre.
A coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da ACS, Andrea Ribeiro, reafirmou o objetivo do grupo para as associadas. “Nossa proposta é criar conexões que gerem resultados, trocar ações e compartilhar uma rede forte com iniciativas ambientais a curto e médio prazos”.
Para Amanda Pitta, analista de projetos da NPI Agência de Projetos Incentivados, a primeira participação no comitê foi muito inspiradora. “Legal conhecer mais as ações que a ACS tem feito nessa área e de como elas já afetaram positivamente a Cidade por conta do impacto da ACS na cadeia comercial local. Acredito que esse comitê é uma oportunidade para pensarmos e criarmos novas soluções que melhorem toda a cidade e a nossa região”.
Cultura sustentável - Desde a criação do seu comitê em 2021, a ACS vem adotando uma cultura de sustentabilidade dentro da instituição que tem influenciado de forma positiva os colaboradores e a comunidade em geral.
Entre as ações, a eliminação de 100% das impressões dos certificados de origem, equivalente a quase 120 mil folhas/ano; a separação de resíduos, eliminação do consumo de plástico e promoção da coleta de tampinhas para destinação nobre do resíduo, apoiando instituições que as utilizam como recurso financeiro.
Há mais de um ano, a ACS instalou um sistema de captação de energia solar em seu prédio, gerando importante economia de recursos, além de grandes benefícios ambientais, servindo de exemplo para empresas que buscaram a mesma solução.
No ambiente corporativo, a ACS adotou o uso de copos e demais utensílios de papel ou retornáveis e impôs a sua utilização nos eventos realizados por terceiros em seus espaços, promovendo a drástica diminuição dos resíduos destinados a aterros sanitários.