21 de agosto de 2025

Associação Comercial de Santos comemora neste domingo (24) centenário da sua sede, o Palácio do Comércio

A Associação Comercial de Santos (ACS), a primeira a ser fundada no Estado e a quinta do Brasil, comemora neste domingo (24), a partir das 17 horas, o centenário da sua sede, o Palácio do Comércio, com a entrega das obras de restauração do prédio, na Rua XV de Novembro, 137, um dos marcos do Centro Histórico de Santos.

Segundo o presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco, é uma data especial na história da instituição com 154 anos e para a Cidade. “As histórias da ACS e de Santos se interligam, assim como o crescimento e o desenvolvimento de ambas e do Brasil. A ACS exerceu papel crucial na criação do porto organizado de Santos em 1892, hoje o maior do Hemisfério Sul, e continua com o importante papel na articulação e no apoio dos grandes projetos de desenvolvimento social e econômico da região”.

A programação do centenário do Palácio do Comércio inclui o 2º Encontro Nacional do Associativismo, que acontece nesta segunda-feira (25), a partir das 9 horas, no auditório da ACS, com as presenças do vice-governador do Estado, Felício Ramuth, o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait, e o presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco, além de representantes de associações comerciais de todo o País.

Às 9h30, o cientista político Fernando Schülher fará a palestra Cenário Político do País. Às 10h30, terá início o painel Infraestrutura Portuária, Desenvolvimento e o Papel do Legislativo, com a participação dos deputados federais Paulo Alexandre Barbosa, Rosana Valle e Domingos Sávio, os deputados estaduais Paulo Corrêa e Solange Freitas, o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, e a diretora regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Rosângela Gibelato.

Às 11h30, começa o painel Desafios das Empresas na Ampliação da Participação no Mercosul e o Papel do Associativismo, com a presença confirmada do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; o coordenador-geral de Promoção das Exportações, Lázaro Lima, e a presidente do Conselho das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras, Damaris Eugênia.

A partir das 14h30, acontece a reunião do grupo G50+, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), exclusivo para os participantes do grupo.

Palácio do Comércio – Devido ao centenário, oficialmente celebrado em 2024, a sede da ACS passou por obras de preservação da fachada e modernização dos seus espaços internos concluídas neste mês. Entre as melhorias, a instituição ganhou no segundo andar um novo espaço para a realização de eventos de interesse local.

Patrimônio cultural e símbolo da história urbana e comercial de Santos, a trajetória do Palácio do Comércio teve início em 1921, com o lançamento da pedra fundamental da construção, que contou com a presença de figuras ilustres como o presidente Epitácio Pessoa e o então governador de São Paulo, Washington Luís.

A construção foi tocada pela mesma empresa que ergueu a Bolsa do Café. Com a inauguração, em 1924, o prédio passou a ser destaque no Centro Histórico e, 100 anos depois, continua um símbolo da importância histórica que a ACS e a Cidade possuem no passado e no presente do País.

A ACS é mais antiga que o Palácio do Comércio. Sua fundação é de 1870 e até 1924, quando o prédio atual foi inaugurado, ela teve outros três endereços, todos no Centro Histórico.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.