Neste domingo (11) vai embarcar do Porto de Santos rumo aos Estados Unidos o navio movido a vento - o primeiro do mundo no transporte de sucos a operar com tecnologia de propulsão assistida pelo vento. A novidade foi apresentada nesta terça-feira (dia 6) pela empresa Louis Dreyfus Company (LDC), no seu terminal no cais santista, em evento que contou com os representantes da Associação Comercial de Santos (ACS): gerente-executivo, Eduardo Lopes, gerente de Novos Negócios, Ricardo Melo, e a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da ACS, Andrea Ribeiro.
O navio-tanque movido a energia eólica transportará suco de laranja produzido no Brasil ao exterior. Com o MV Atlantic Orchard, a empresa espera reduzir o consumo anual de combustível e as emissões de gás carbônico em aproximadamente 10%.
De bandeira da Libéria, ele tem 180 metros de comprimento por 30 metros de largura, capacidade para 25 mil toneladas de suco e foi adaptado para propulsão por energia eólica.
As velas de sucção eSails têm 26 metros de altura, sendo as maiores já instaladas em uma embarcação. Elas se movimentam com a aerodinâmica do vento e, com o poder de sucção interna, geram impulso para o navio navegar.
Para Andrea Ribeiro, coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da ACS, o desenvolvimento de novas tecnologias, como a "eSail", são imprescindíveis para o momento de emergência climática que vivemos.
“Alternativas que emitam menos carbono na atmosfera são a chave para que possamos continuar as atividades industriais diminuindo os impactos ambientais negativos. A navegação é uma necessidade para a população humana, especialmente se tratando do transporte de alimentos, e deve estar em consonância com uma produção mais limpa."